evolução

A reenergia acredita que é preciso buscar sintonia com a evolução dos processos geradores de economia e reaproveitamento de energia, pois o simples fato de se ter uma diminuição de consumo energético para a realização do mesmo patamar de produtos e serviços oferecidos, já é por si só, uma tremenda contribuição ambiental, visto que a energia sempre será extraída e obtida através do meio ambiente. Um ponto que é de extrema relevância neste quesito é a concepção arquitetural. Este é talvez o mais importante passo para obter uma redução significativa na redução do consumo energético. O planejamento conjuntural de determinados empreendimentos como localização geográfica, proximidade com os clientes, assim como os fornecedores e funcionários, contribuem muito em função da condição de haver menores gastos com transportes e conseqüentemente combustíveis.

O planejamento deve incluir também o adequado descarte gerado no empreendimento e ser tratado adequadamente desde o início do projeto de concepção, criando um fluxo racional e responsável.

Os empreendimentos modernos incluem sistemas capazes de aproveitar as condições favoráveis do local e suas particularidades para auxiliar na redução do consumo energético. Pode-se citar dois exemplos neste sentido, dentre alguns: o resfriamento noturno em sistemas de ar condicionado em locais nos quais são oportunas as suas implantações e o reaproveitamento de gases gerados por lixo de aterros sanitários, que podem ser transformados em energia.

Catânia Studio