metodologia
Como a reenergia concebe e implementa projetos?
O processo de ação da reenergia cumpre habitualmente a seguinte metodologia:
• avaliação diagnóstica preliminar de viabilidade - procedimento em que se toma conhecimento da realidade do cliente, resultando em um parecer prospectivo, que indica alternativas de resultados em economia de energia e água, noção de valores envolvidos e as diferentes formas de viabilizar os investimentos;
• formalização contratatual - é o momento em que a reenergia e o cliente firmam o negócio para desenvolver o(s) projeto(s) de acordo com as prioridades apontadas e aprovadas no parecer prospectivo;
• avaliação diagnóstica detalhada - processo que envolve todas as medições necessárias para que se conheçam, com melhor precisão, os resultados que deverão ser alcançados e o investimento requerido. Tem como resultado amplo relatório, que considera todas as questões intervenientes à execução das atividades do(s) projeto(s), os pontos de decisões e às intervenções da reenergia junto ao cliente;
• viabilização do investimento - trata da ação de angariar recursos para a viabilização do(s) projeto(s);
• implementação do projeto - é a colocação do(s) projeto(s) em prática, que considera a produção de relatórios periódicos de monitoramento, desempenho e acompanhamento da obra;
• finalização do processo sistêmico - é a consolidação do(s) projeto(s) em torno dos objetivos propostos, prevendo a conclusão dos trabalhos operacionais e todos os ajustes necessários;
• aferição de resultados - consiste na demonstração da economia gerada, através da apresentação de relatórios de medições realizadas (M&V) apontando o desempenho alcançado;
• conclusão do projeto - trata da avaliação final do trabalho realizado.
• treinamento - etapa que trata passar aos operadores e gestores a forma adequada de operação do sistema instalado.
• plano de gerenciamento de energia - é a orientação de como manter sempre otimizado as reduções alcançadas pelo projeto.
• manutenção e operação - é a etapa de contratação de serviços de manutenção e operação do sistema, caso o cliente opte por estes serviços.
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