vencedores em economia de energia e reciclagem

Nas questões de reaproveitamento de resíduos e energia, cada organização é única e muito particular. Em alguns casos, podem-se assumir perfis semelhantes por características de ramos compatíveis. Normalmente, deve-se estudar cada caso como único, trazendo adequações particulares e apropriadas a cada situação de consumo, objetivos da empresa e oportunidades disponíveis de oferta de insumos e instalações. Com este panorama pode ser proposto ações que vão desde uma simples adequação da contratação do insumo, modificação dos processos e por final, reaproveitamento de descarte de processos até então gerados pela empresa.

Particularmente o reaproveitamento do descarte de processo é importante no sentido de realimentar a empresa com uma potencial energia até então descartada até mesmo pelo simples desconhecimento de sua potencialidade. A empresa que consegue empregar tais soluções está contribuindo significantemente sobre o aspecto econômico, mas principalmente sobre aspecto sustentável visto que com a diminuição de consumo energético alivia-se o sistema de sua demanda e posterga novos investimentos no setor de geração de energia.

 No tocante ao reaproveitamento de descarte de processos, este tem a vantagem de dar encaminhamento adequado ao material descartado, aliviando as cargas de depósito e armazenagem deste material, como em aterros sanitários por exemplo. Com isso a contribuição sobre aspecto da sustentabilidade estará bem equacionada. Está ocorrendo atualmente à discussão da ISO 26000 que aborda o tema de responsabilidade social e ambiental. Esta nova medida estará em vigor a partir do próximo ano e as empresas que exportam estarão sujeitas as tais políticas sob pena de não conseguirem exportar mais seus produtos. Com isso se faz necessário uma adequação nos processos de tal maneira a evidenciar as ações neste sentido.

Nos links, a seguir, pode ser constatado como algumas empresas, através de projetos simples ou complexos, cuja autoria exata desconhecemos, podem atingir resultados reais. 
A reenergia se engaja em oportunizar conquistas como estas:


CERÂMICA BARTH & CIA LTDA (RS)

CSN - Companhia Siderúrgica Nacional

Combate ao desperdício de energia elétrica em hotéis

INDÚSTRIA DE FUNDIÇÃO BRASILEIRA TUPY (SC)

Ministério das Minas e Energia: Iluminação eficiente é exemplo para o setor público

MÓVEIS SÃO CARLOS LTDA (PE)

COMPANHIA MUNICIPAL DE SANEAMENTO NOVO HAMBURGO - COMUSA (RS)

CATERPILLAR BRASIL LTDA (SP)

CERVEJARIA KAISER NORDESTE SA (BA)

SOCIEDADE MICHELIN INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA (RJ)

HOTEL SHELTON INN LTDA (PE)

Catânia Studio